XP planeja incorporar research gratuita para o “varejão”

A corretora brasileira abre concorrência com a Empiricus, Eleven e Suno, segundo o Brazil Journal


(Foto: Divulgação)

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A corretora de valores XP Investimentos planeja incorporar ao mix de serviços a pesquisa sobre empresas para qualquer perfil de investidor, incluindo os 550 mil clientes pessoas físicas que pertencem à sua carteira. A meta é concorrer com as casas independentes de análise econômica que prevalecem no mercado brasileiro como Empiricus, Eleven Financial e Suno Research. As informações são do Brazil Journal.

Com o mote “varejão”, a corretora brasileira pretende instigar novos negócios e investidores sem cobrar pela análise de renda variável. “Nosso sonho é democratizar a informação”, disse o chefe da equipe Karel Luketic. “O acesso que a gente está dando ao varejo no Brasil tem um nível de conteúdo que qualquer investidor institucional tem, aqui ou no resto do mundo”, explicou ao Brazil Journal. Com 10 anos de experiência no Bank of America Merrill Lynch, Karel  tocará a cobertura de mineração, siderurgia e papel e celulose do conteúdo.

A equipe de research será composta ainda pelos analistas Gabriel Francisco (elétricas e petróleo) da Goldman; Betina Roxo (alimentos e varejo), que trabalhou na Merrill passou pela Stone; Bruna Pezzin (transportes, shoppings e bens de capital), que atuava no Santander. Somados a dois analistas da XP. São eles Sérgio Berruezo (incorporadoras e telecomunicações), já foi RI do IRB e executava na área de sales da corretora brasileira, e André Martins (serviços financeiros), que representava mesas de renda fixa e já passou pela GP Investimentos e Credit Suisse.