Ceará registra melhor resultado do País no setor de serviços, diz IBGE

De acordo com o IBGE, Estado apresentou crescimento de 2,3% no segmento em julho no comparativo com junho


Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O setor de serviços no Ceará registrou alta de 2,3% em julho no comparativo com junho deste ano. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado alcançou o melhor resultado do País na comparação com outras unidades federativas.

A Bahia ficou em segundo lugar, com 0,9% de crescimento no segmento. Rio Grande do Sul (0,2%) e Goiás (0,1%) completam o ranking dos resultados positivos. As piores perdas, no entanto, foram registradas pelo Rio de Janeiro (queda de 7%) e Santa Catarina (retração de 2,3%).

No comparativo com julho de 2017, no entanto, o Estado amarga queda de 6,8%, sendo o segundo pior do Nordeste, atrás apenas do Rio Grande do Norte, onde a redução foi de 7,2%. De acordo com o IBGE, o Ceará acumula retração de 8,9% no setor de serviços em 2018 (janeiro a julho). Em 12 meses o percentual é maior: 9,5%.

No Brasil, o setor de serviços o setor de serviços caiu 2,2% julho se comparado com o mês de junho.  Em comparação a julho de 2017 (série sem ajuste sazonal), a variação foi -0,3%. O acumulado do ano ficou em -0,8%.