Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Economia cearense inicia abertura com etapa de transição; plano é dividido em quatro fases

Foto: Divulgação Freepik

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O retorno gradual da economia cearense ocorrerá, primeiramente, por meio de uma fase de transição do dia 1º de junho até o dia 8. É o que ficou definido do plano de retomada das atividades elaborado pelo Governo do Estado e entidades empresariais. O anúncio foi realizado na tarde desta quinta-feira, 28, pelo governador Camilo Santana.

O plano será dividido em quatro fases. Foram considerados critérios sanitários e econômicos para a formulação. Haverá horários de funcionamento e protocolo de segurança, com testagem de temperatura e exames para diagnosticar a COVID-19.

Ficam autorizadas atividades na etapa de transição a construção civil, sendo até 30% do efeito – com 100 operários no canteiro de obras, assim como lojas de construção em horários definidos. Na questão de saúde, entram óticas, escritórios, clínicas, dentistas e demais atividades da cadeia de saúde. “Serviços como cabeleireiros também estão autorizados”, ressaltou. Manicures e barbearias também entram no rol.

Figuram também liberados nessa etapa impressão de livros, material publicitário, serviços e saúde, Metrofor, transporte rodoviário metropolitano na RMF e manutenção de bicicletas, fabricação de eletrodomésticos; obras de irrigação; fabricação de equipamentos de informática; indústria de veículos de transporte; fabricação de eletrodomésticos; obras de irrigação; fabricação de equipamentos de informática; indústria de veículos de transporte. Para saber de todas as atividades liberadas por fase, acesse: https://bit.ly/2TKkY8D

Camilo também ressaltou que as escolas entrarão apenas na quarta fase, em meados de julho. “É a última fase. Isso a partir da avaliação das etapas”, declarou.

Isolamento social no Interior
Camilo também falou da renovação do decreto de isolamento social que vencerá no dia 31 de maio. “Deixarei claro que irei renovar a partir de segunda-feira, em todo o estado do Ceará, a partir de recomendações da saúde, sugerir ou determinar, que alguns municípios do Ceará adotem um isolamento mais restritivo”, destacou. “O isolamento social tem sido muito importante para reduzir a velocidade de propagação do vírus”, pontou.

Abaixo, o quadro com a retomada gradual por fase

Após o término das fases,  a previsão é que 1,47 milhão de trabalhadores voltarão às atividades

Leia Mais
+Veja como será a retomada atividade por atividade

Mais notícias