Dona do North Shopping Fortaleza e BR Malls estudam fusão total dos negócios

Se consolidado o negócio, a "BR Ancar" (apelido dado pelos investidores do mercado à operação) vai abocanhar 55 empreendimentos no Norte, Nordeste, Sul e Sudeste


North Shopping Fortaleza. Foto: Canindé Soares

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Após anunciarem a combinação parcial dos negócios, a Ancar Invanhoe e a BR Malls estudam a fusão total das duas operações. Ambas já formam (de maneira temporária) a maior operadora de shopping centers do País.

Se consolidado o negócio, a “BR Ancar” (apelido dado pelos investidores do mercado à operação) vai abocanhar 55 empreendimentos no Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. No Ceará, a Ancar é dona do North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú, North Shopping Fortaleza (Bezerra de Menezes) e Via Sul Shopping.

Os números da futura gigante também impressionam. Somente a BR Malls tem R$ 21 bilhões em vendas de lojistas em 2019. Já a Ancar, que não divulga valores, apresentou relatório em 2018 que constava R$ 12 bilhões em vendas.

Como ocorreu a fusão parcial dos negócios? De acordo com analistas do mercado, a ampliação dos negócios no segmento on-line aproximaram as empresas. Contudo, especula-se que ambas buscavam parceiros antes mesmo da crise da COVID-19.

Quem é a Ancar
A Ancar Ivanhoe é uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil. Criada em 1972, tem experiência como proprietária e gestora de empreendimentos comerciais, e conta a participação em um portfólio diversificado de 24 shoppings espalhados pelas cinco regiões do País.

São mais de de 4,5 mil lojas e 26 milhões de consumidores que frequentam mensalmente os shoppings do grupo.

Quem é a BR Malls
Sem unidades no Ceará, a BR Malls conta com 31 shoppings distribuídos em 12 Estados, entre eles Maranhão e Pernambuco.