Dez coisas que você deve aprender antes de alugar um imóvel em Fortaleza


Créditos da imagem: Pexels

Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br

A cidade de Fortaleza, situada no Nordeste do Brasil, é a capital do Estado do Ceará e engloba uma população de 2.643.247 habitantes. A “Capital Alencarina”, como é denominado o município, possui o maior volume populacional do Estado cearense e o quinto mais significativo do país que, inclusive, corresponde a terceira maior concentração urbana do Brasil, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, esfera esta que ratifica o viés extremamente urbano da capital cearense, atrelado ao desenvolvimento promovido na cidade no decorrer das últimas décadas, credenciando-a como um influente centro financeiro, comercial, industrial, político e administrativo do Nordeste brasileiro, sugestionando efetivamente todo o panorama econômico que envolve essa região.

O panorama econômico da capital cearense

O aspecto financeiro de Fortaleza, por sua vez, é consolidado e reforça a premissa de que, na contramão da maioria das cidades nordestinas, o município reúne todas as condições propícias para a ascensão pessoal e profissional de um cidadão, desta maneira, cativando-o e estimulando, cada vez mais, o fluxo de pessoas em direção à localidade.

Seu PIB (Produto Interno Bruto) que condiz com todo o montante de renda que envolve a cidade, apresenta o expressivo valor de R$ 61.579.403,17 mil, enquanto o PIB per capita (Renda por pessoa) da capital cearense abrange R$ 23.436,66, coeficientes estes que evidenciam a poderio aquisitivo do morador da cidade que, além de desfrutar de uma estrutura urbana conceituada, utiliza dos seus recursos para investir no consumo de Fortaleza, sendo assim, contribuindo para o avolumamento de verba no orçamento do município e, com isso, ampliando a capacidade investidora das autoridades em prol da estruturação da região.

Levando-se em conta a economia da cidade em sua plenitude e suas configurações de captação de receita, o setor de serviços fundamenta a maior parcela econômica de Fortaleza, através do comércio e serviços, que se intensificaram nas últimas décadas e nortearam a aceleração do consumo.

As atividades industriais são a segunda mais relevante da capital cearense, compreendendo boa parte da mão de obra do município e encarregando-se da produção de diversos produtos que, posteriormente, são comercializados.

Por fim, a atividade agrícola detém a menor influência acerca do cenário financeira na cidade entre os três setores, fato que se associa com a grande expansão urbana promovida em Fortaleza que, além de respaldar o cidadão que demandava de uma melhor infraestrutura para desenvolver-se, provocou o fomento do crescimento de outros setores em detrimento da agricultura, sendo designada preponderantemente para a subsistência na cidade.

O turismo praticado no município

Não obstante, o turismo é outra atividade econômica que impacta a capital cearense, sugestionando o volume arrecadatório, sobretudo em períodos sazonais. Reconhecido como um dos principais destinos turístico do Brasil, essa elevada demanda turística pode ser atribuída ao perfil exatamente convidativo de Fortaleza, reunindo vastas opções de lazer e entretenimento noturno, festas culturais típicas e, especialmente, praias que retratam exuberância e dispõem de paisagens deslumbrantes. Dentre as quais, podemos mencionar a Praia do Futuro, o Porto das Dunas, Iracema e Meireles, a Praia do Cumbuco, a Prainha e o Morro Branco.

Fortaleza e sua infraestrutura/qualidade de vida

Reforçando as potencialidades compreendidas no município de Fortaleza, sua infraestrutura é um predicado que difere-a de todo seu entorno observado no Estado do Ceará.

Em referência à educação ofertada na cidade, as metodologias aplicadas nas instituições de ensino locais projetaram um avanço relevante nesta última década, praticamente dobrando seu IDH de Educação por meio de estrutura escolar adequada, corpos docentes conceituados, acesso irrestrito ao conhecimento, ciência, tecnologia e conceitos que prezam pela teoria aliando-se a prática, objetivando uma frequência maior dos estudantes para que, no futuro, estes ingressem no ensino superior com a capacitação ideal, beneficiando o mercado de trabalho a identificar mão de obra qualificada.

Dentre as instituições de ensino mais gabaritadas de Fortaleza, elencamos a Universidade Federal do Ceará (a melhor universidade das Regiões Norte e Nordeste), a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade de Fortaleza. A busca de imóveis para alugar em Fortaleza , relacionada a excelente estrutura urbana do município, também diz respeito à sua saúde referencial disponibilizada.

Dispondo de índices de saúde superiores à média nacional, a cidade engloba 531 estabelecimentos de saúde, entre hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto atendimento, amparando o cidadão enfermo diariamente através de atendimentos ágeis, diagnósticos precisos e tratamentos bem-sucedidos, gerando credibilidade aos profissionais que atuam na esfera.

Que a cidade de Fortaleza oferece soluções ao seu morador, especialmente acerca de sua qualidade de vida, retratando essa virtude mediante a apresentação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,754, considerado alto para os nossos padrões, isso não é novidade. No entanto, nada adiantaria se o mercado de trabalho não estivesse aberto ao preenchimento de necessidades do cidadão.

O mercado imobiliário da cidade

Diante deste cenário, ratificamos a propensão do empresariado em movimentar admissões no Estado, apresentando a queda de 1,2% na taxa de desemprego do Ceará e ilustrando o porquê do aumento na busca de casas para alugar em Fortaleza, tendo em vista a influência que a capital cearense exerce sobre toda sua economia.

Neste ínterim, o mercado imobiliário foi impactado. As construtoras, se privando de investimentos tão vultosos e sem a certificação de retorno, aguardaram a retomada da aceleração do consumo e, com isso, promoveram um boom de investimentos na oferta imobiliária. O consumidor, respaldado pela queda da Taxa SELIC e pela facilitação na liberação de crédito, sinalizou positivamente acerca da aquisição de imóveis.

Porém, no tocante a locações, é necessário que você siga essas 10 orientações para que sele um bom negócio:

1- Pesquise um imóvel que melhor atenda suas necessidades;

2- Escolha um bairro que corresponde ao seu perfil;

3- Resida próximo do seu trabalho ou instituição de ensino;

4- Caso preze pela segurança, busque apartamentos para alugar em Fortaleza;

5- Não abra mão de estabelecer uma relação com o proprietário;

6- Verifique as condições estruturais da edificação;

7- Consulte especialistas para analisar se o preço do aluguel não está exacerbado;

8- Apresente garantias financeiras à imobiliária e ao proprietário;

9- Atente-se para todas as condições impostas no contrato de locação;

10- Pondere com sua família acerca da decisão final.