Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Desafios e modernização do setor elétrico é tema de palestra na Fiec

16° Energia em Pauta. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará – Sindienergia, com o apoio do Sistema Fiec e Sebrae, realiza, na próxima segunda-feira (25), o 16° Energia em Pauta. O evento dará continuidade ao formato interativo e moderno estreado na última edição e seguirá o propósito de abordar uma temática bastante atual e relevante: os desafios e a modernização do setor elétrico. A discussão será transmitida ao vivo, direto do Observatório da Indústria da Fiec, para o público interessado, por meio do canal do Sindienergia no YouTube (Sindienergia).

Para a importante abordagem, o Sindienergia e o Sistema FIEC receberão grandes nomes do setor energético, ligados ao setor elétrico. Como palestrante, Ricardo Costa, Secretário de Assuntos Técnicos do Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel), presidente e sócio fundador da GDSolar Holding. Os debatedores serão Joaquim Rolim, Coordenador de Energia na FIEC e presidente da Câmara Setorial de Energias da Adece; e Adão Linhares, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra. Na moderação, Jurandir Picanço, Consultor de Energia da Fiec.

Hoje, o Brasil vive um movimento muito intenso em torno da modernização do seu setor elétrico, com inúmeros desafios a serem superados. O Projeto de Lei 414/21, por exemplo, já aprovado no Senado e tramitando na Câmara dos Deputados, muda as regras de funcionamento do setor elétrico e amplia o acesso ao mercado livre de energia elétrica para todos os consumidores brasileiros, inclusive os de baixa tensão (residenciais).

Com a medida, os consumidores atendidos pelas distribuidoras poderão contratar energia de outros fornecedores, através de contratos bilaterais. Hoje o mercado livre é restrito aos grandes consumidores de energia elétrica, como as indústrias. Os demais compõem o chamado mercado cativo. A expectativa do setor é que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre deste ano. Esse e outros desafios serão abordados no evento.

Os interessados em acompanhar a discussão do 16° Energia em Pauta devem realizar a inscrição por meio do link https://bit.ly/energiaempauta16 , disponível também no perfil do Sindienergia-CE no Instagram (@sindienergiaceara).

Mais notícias