De forma melancólica, Ford encerra produção do Troller T4 no Brasil

O T4 seguirá sendo produzido até o fim de 2021. Depois, entrará no limbo do fim de linha


Troller T4. Foto: Divulgação

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O anúncio do fechamento das fábricas da Ford no País, incluindo a unidade de Horizonte, encerra de maneira precoce a vida útil de alguns veículos. No caso dos carros de passeio, o hatch Ka e o SUV Ecosport saem de linha.

O Troller, considerado um ícone da produção automotiva do Estado, também se despede de maneira melancólica.  Para os irmãos do T4, estes serão comercializados até queimar os estoques. O T4 seguirá sendo produzido até o fim de 2021. Depois, entrará no limbo do fim de linha.

Um pouco da História

Mesmo que a fábrica de Horizonte iniciasse a produção apenas em 1997, a Troller startou as operações bem antes disso, em meados de 1994, com o  primeiro projeto criado para atender as necessidades de pilotos de rali.

Já em 1997, a Troller coloca entra em linha de produção seu modelo RF Sport, com motor 1.8 a gasolina. Em 1998, recebe o motor 2.0 de 110 cavalos de potência.

Em 2007, a Troller foi comprada pela Ford. No ano seguinte, a unidade de Horizonte passa por remodelação, incluindo a manufatura para produção do Troller T4.

Já em 2009, o Troller é apresentado com 500 novas peças e alterações. O acabamento, design e acabamentos são totalmente modificados. Foi em 2009 que o veículo passou a ser usado pela Polícia do Ceará, além da Secretaria de Saúde do Maranhão.

Leia Mais
+Ford anuncia encerramento de fábricas no País; unidade de Horizonte fecha no 4º trimestre de 2021