Datafolha faz sua primeira pesquisa de segundo turno em Fortaleza

Os resultados do instituto paulistano serão divulgados nesta sexta-feira, 20, quando o Paraná também tornará público os seus índices. Em paralelo, o Ibope está nas ruas, mas seus números só serão conhecidos dia 23.


Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

O Datafolha foi às ruas de Fortaleza para entrevistar 868 eleitores da Capital do Ceará. O instituto começou a coleta na quarta-feira, 18, e projetou terminar as entrevistas nesta quinta-feira, 19. Encomendada pelo jornal O Povo, a pesquisa vai ser divulgada nesta sexta-feira, 20. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Os resultados do Datafolha poderão ser comparados com os índices coletados pela pesquisa do Instituto Paraná, que pela primeira vez nesta campanha faz as entrevistas presenciais (as anteriores foram por telefone). O Paraná vai divulgar seus resultados também nesta sexta-feira. Com 800 questionários, essa pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

O Ibope já está nas ruas desde terça-feira, 17, coletando a intenção de voto dos eleitores de Fortaleza. As entrevistas seguem até a manhã do dia 23. Neste mesmo dia (a próxima segunda-feira) os resultados devem ser divulgados pela TV Verdes Mares, que contratou o Ibope. São 805 questionários e a margem de erro é de três pontos percentuais.

Atualização: o Paraná Pesquisas mudou a data do campo. Um novo protocolo no site do TSE indica que o instituto divulgará seu novo levantamento no dia 26 de novembro.

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.