Numa corrida eleitoral de tiro curto, pesquisa tem que sair toda semana. Vem aí uma nova rodada para a Capital do Ceará. Datafolha e Instituto Paraná registaram pesquisas para medir a intenção de voto na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
O Datafolha vai ouvir 868 eleitores entres os dias 26 e 27 de outubro. A previsão é divulgar o resultado já no dia 28. Como se trata de uma contratação do O Povo, a divulgação fica a critério do jornal. Porém, em campanha curta não há sentido em não divulgar os números ainda bem quentes.
Com margem de erro de três pontos percentuais, o questionário da 2ª pesquisa Datalfolha em Fortaleza é mais simples do que a 1ª. São bem menos perguntas e o entrevistador vai direto ao ponto com a pergunta espontânea sobre a intenção de voto, a estimulada e a rejeição.
O Paraná Pesquisas vem com uma metodologia diferente. Serão 800 eleitores entrevistados por telefone entre os dias 23 e 27, com divulgação marcada para o dia 28. Portanto, as duas pesquisas devem sair no mesmo dia.
A um custo de R$ 15 mil, o Paraná foi contratado pela empresa Editora e Gráfica Cearácom. O custo do Datafolha é de R$ 68,2 mil. O questionário também vai direto ao ponto medindo a intenção de voto espontâneo, estimulado e a rejeição dos candidatos.
Nenhuma das duas pesquisas faz cruzamentos com projeções de segundo turno.