Dias Toffoli é eleito presidente do STF

Toffoli toma posse em setembro e terá como vice o ministro Luiz Fux.


O ministro Dias Toffoli foi eleito nesta quarta-feira, 8, presidente do STF para o biênio 2018-2020. Toffoli toma posse em setembro e terá como vice o ministro Luiz Fux. Indicado pelo ex-presidente Lula, Toffoli chegou ao STF em 2009.

José Antonio Dias Toffoli nasceu em Marília (SP) em 15 de novembro de 1967. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Faculdade de Direito do Largo de São Francisco), é também professor colaborador do curso de Pós-Graduação da instituição. Foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral de maio de 2014 a maio de 2016, e já presidiu as duas Turmas do STF.

Exerceu os cargos de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, entre janeiro de 2003 e julho de 2005, e de advogado-geral da União, entre março de 2007 e outubro de 2009. Já publicou dezenas de artigos em jornais, livros e revistas especializadas e representou o Brasil em diversas missões internacionais como presidente do TSE e ministro do STF.