Barroso afirma que é preciso restituir o papel da política na democracia

"Precisamos restituir à política o papel central que lhe cabe em uma democracia", afirmou Barroso .


Equipe Focus

O ministro Luis Roberto Barroso, na saudação ao novo presidente do STF, Dias Toffoli, defendeu que a política deve reassumir o papel central na democracia brasileira. “Precisamos restituir à política o papel central que lhe cabe em uma democracia”, afirmou. Barroso colabora com a ideia de Toffoli de diminuir o protagonismo do Judiciário e construir uma agenda mais branda para o STF.

“O ministro Dias Toffoli professa uma crença importante e que penso que todos nós aqui compartilhamos. A de que numa democracia, política é gênero de primeira necessidade. O mundo e o Brasil viveram experiências devastadoras, com tentativas de governar sem política, substituída por regimes militares tecnocratas e polícia ideológica. Por isso mesmo é preciso restituir à política o papel central que lhe cabe na democracia, que sei ser uma das bandeiras hasteadas pelo presidente”, disse Barroso.

Barroso afirmou que “vivemos um momento de refundação do país. Há uma imensa demanda, impressionante, por honestidade, anticorrupção. Nenhuma batalha é invencível. Temos de empurrar a corrupção para a margem da história”.