Ao vivo, no Focus Colloquium: como reconstruir dos escombros uma cidade histórica e turística

O jornalista Fábio Campos entrevista nesta segunda, 28, o prefeito de Aracati, Bismarck Maia


Bismarck Maia no Focus Colloquium.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Bismarck Maia tem a cara das políticas de turismo do Ceará. Sua atuação no setor vem desde o início da década de 1990.

Após deixar a secretaria do Turismo, foi para Aracati. Lá conseguiu ajustar as contas públicas do Município. Atualmente exerce seu segundo mandato marcado por obras e a recuperação do valor histórico e turístico da cidade.

Para falar da “reconstrução” de Aracati, o jornalista e editor do Focus, Fábio Campos, recebe o gestor em mais uma edição do Focus Colloquium, que ocorre nesta segunda-feira, 28, às 11 horas.

Biografia

Sua história é mais antiga. Por qalguns meses, em 1990, ocupou a cadeira de deputado estadual pelo PSDB. No período que compreende 1991 a 1995, goi diretor da área de Rurismo da então Companhia de Desenvolvimento Industrial e Turístico do Ceará. Era o começo de sua trajetória na área. Em 1995 tornou-se diretor do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), permanecendo no cargo até 2002.

Em outubro do mesmo ano candidatou-se à Câmara dos Deputados e foi eleito com 158.827 votos – a quarta melhor votação do e Estado para o cargo de deputado federal.

Em janeiro de 2007, solicitou licença à Câmara dos Deputados para assumir o cargo de Secretário de Turismo do Estado do Ceará, a convite do governador recém-empossado, Cid Gomes. Na função, o Estado deu um grande salto na atração tanto de investimentos para o setor quanto na atração de visitantes.

Mas seu swonho pessoal era administrar sua cidade Natal, a velha e bela Aracati. Aracati é um ícone do Ceará. Com seus 274 anos de fundação, detentora de um belo casario em estilo colonial e suas vilas litorâneas de grande valor turístico, a cidade foi um enclave comercial.

Há anos maltratada por seguidas gestões públicas, Aracati passa por transformações em sua infraestrutura e na organização sócio-econômica tornando-a novamente um importante eixo do desenvolvimento do Estado.

Por isso, o Focus Colloquium vai conversar com Bismarck Maia, que chega à metade do primeiro ano de seu segundo mandato de prefeito da cidade.