Search
Search
Close this search box.

COVID reduziu expectativa de vida do brasileiro, revela revista científica

Foto: Agência Brasil.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A revista científica Nature Medicine mostrou que a COVID-19 reduziu a expectativa de vida do brasileiro em 1,3 anos.

O estudo se baseou no total de mortes relatadas em 2020 e no período de janeiro a abril de 2021.

“Estimamos um declínio da expectativa de vida ao nascer em 2020 de 1,3 anos, nível de mortalidade não visto desde 2014. A redução da expectativa devida aos 65 anos (e 65) em 2020 foi de 0,9 anos, colocando o Brasil de volta aos níveis de 2012 . O declínio foi maior para os homens, ampliando em 9,1% a lacuna entre homens e mulheres”, destacou o estudo.

Dentre os Estados, o mais afetado foi o Amazonas. A queda foi de 3,14 anos. A unidade federativa é seguida por Amapá (2,46 anos) e Pará (2,44 anos).

O estudo ainda fala do Nordeste. Os governadores da Região, inclusive, contrariaram o presidente Jair Bolsonaro na questão do lockdown. Segundo a publicação, os gestores adotaram medidas mais rigorosas.

“Os Estados do Norte e Nordeste apresentam os piores indicadores de desigualdade de renda, pobreza, acesso à infraestrutura e disponibilidade de médicos e leitos hospitalares. No Nordeste, porém, as reduções estimadas na expectativa de vida em 2020 são menores do que no Norte. Os governadores daquela região impuseram as mais rigorosas medidas de distanciamento físico, em oposição direta às recomendações do Presidente. O Sul foi a última região a ser severamente atingida pela COVID-19 em 2020, produzindo estimativas relativamente pequenas de declínio da expectativa de vida”, complementa.

Mais notícias