Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

COVID-19: Ceará vai apresentar proposta de vacinação; meta é imunizar mais de 1,7 milhão de pessoas em grupos prioritários

Vacina. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Primeiro no Focus. O Governo do Estado vai apresentar uma proposta de vacinação contra a COVID-19 ao comitê de enfrentamento da doença formado por diversos órgãos e entidades do Ceará.

O documento da Secretaria de Saúde, baseado no plano nacional,  traz quatro fases e é assinado pelo governador Camilo Santana e pelo titular da Sesa, Cabeto Sobrinho.

A meta mínima é vacinar 95% dos grupos prioritários, correspondendo a 1,7 milhão de pessoas no total.  Contudo, considerando o esquema de duas doses, serão necessárias 4,48 milhões de vacinas.  O valor estimado para vacinação é de mais de R$ 7,5 milhões levando em conta repasses federais.

Vacina escolhida

O Governo segue mapeando as possíveis (ou possível) vacinas que serão adotadas no Ceará. Dentre as candidatas estão os imunizantes desenvolvidos pela Universidade de Oxford/Astrazeneca e pela Sinovac (coronavac).

População geral

Para a população geral, o Governo do Estado vai aguardar o Plano Nacional para Operacionalização da Vacina. Atualmente este é elaborado no âmbito da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e Doenças Transmissíveis.

“Entre os eixos prioritários avaliados estão a situação epidemiológica da COVID-19 e definição da população-alvo, estratégia de vacinação, operacionalização, farmacovigilância, estudos necessários para monitoramento pós-comercialização, supervisão, avaliação, e comunicação sobre a campanha de imunização”, destaca o documento.

Vacinação do grupo prioritário do Ceará 

1ª fase ( 645 mil pessoas)

Trabalhadores da saúde, Idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

2ª Fase (491 mil pessoas)

Pessoas de 60 a 74 anos.

3ª fase (415 mil)

Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras)

4ª fase (199 mil)
Professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Leia Mais
+Presidente da Sinovac admite pagamento de propina a autoridades
+Sino Biopharma compra 15,03% da Sinovac por US$ 515 milhões
+The Washington Post: Sinovac na rota do suborno

Mais notícias