Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Coronavac tem resultado inferior às demais vacinas, mostra mapa da OMS

Coronavac, vacina produzida pela Sinovac. Foto: Instituto Butantan.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Em mapeamento de estudos internacionais sobre os diferentes imunizantes e sua eficácia em “cenário do mundo real”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados indicando que a Coronavac apresenta resultados inferiores às demais vacinas contra COVID-19. As informações são do colunista do UOL Jamil Chade.

Na avaliação semanal da OMS sobre o estado da pandemia pelo mundo, publicada nesta quarta-feira, 28, a agência destacou o resultado positivo da eficácia das vacinas após mais de seis meses de campanhas de imunização, ressaltando, entretanto, que ainda há dúvidas sobre o impacto das variantes.

Para a OMS, a Coronavac é considerada eficiente o suficiente e segura para ser aplicada. Mas o estudo aponta que o imunizante chinês é apenas efetivo com uma segunda dose e que sua eficácia cai com idade cada vez mais avançada.

No geral, a CoronaVac apresentou 41% em eficácia contra covid-19 sintomática, 71% contra mortes e 59% contra contra hospitalização. Em outros estudos realizados pelo mundo com outras vacinas, os resultados da eficácia apontaram para taxas acima de 70%. Também foram avaliadas as doses da Astrazeneca no Reino Unido, 16 estudos e diferentes sobre Pfizer no Canadá, Reino Unido e Israel e Moderna, com taxas de eficácia acima de 90%.

Mais notícias