Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Copom eleva taxa Selic para 3,50% ao ano

Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a indicação do comunicado da reunião anterior e subiu a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual, em linha com a expectativa do mercado. A nova taxa Selic é de 3,50% ao ano. A decisão foi unânime.

Apesar de ser avaliar como “temporária”, o comitê vê impacto da continuidade da elevação dos preços das commodities no mercado internacional pressionando os índices do preço no Brasil e, consequentemente, afetando as projeções dos preços dos alimentos e de bens industriais, segundo informou o site Investing.com.

No cenário básico do BC, o IPCA é projetado para encerrar o ano em 5,1% em 2021 – no limite superior de 1,5 ponto percentual acima do centro da meta de inflação em 3,75% – e 3,4% em 2022.

Mesmo com indicadores de atividade interna acima do previsto, o BC reconhece que a intensidade da segunda onda da pandemia veio com mais intensidade que o previsto, o que mantém a incerteza “acima do usual”. Com isso, o BC vê fatores de risco para uma pressão baixista dos índices de inflação.

Por outro lado, o risco fiscal e a frustração de as reformas não serem realizadas podem exercer pressões altistas nos preços, considerando que o balanço pende para uma aceleração dos preços no horizonte da política monetária.

Mais notícias