Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Confiança da Indústria sobe 0,8 ponto em julho, chegando ao maior valor desde janeiro, diz FGV

Foto: Agência Brasil.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 0,8 ponto em julho para 108,4 pontos, no maior valor desde janeiro (111,3 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 1,6 ponto. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 28.

“A confiança da indústria avança pelo terceiro mês consecutivo influenciadas por uma acomodação das avaliações sobre o momento em patamar alto mas com desaceleração do otimismo das empresas em relação aos próximos meses”, diz Claudia Perdigão, economista do FGV IBRE. Entretanto, ela diz que o cenário de escassez de insumo, possibilidade de racionamento energético e alta incerteza econômica tendem a limitar uma alta mais expressiva nos próximos meses.

De acordo com a FGV, o resultado do mês foi influenciado por uma melhora do otimismo em relação aos próximos meses. Após cinco quedas consecutivas, o Índice Situação Atual (ISA) subiu pela segunda vez, variando 0,5 ponto, para 111,8 pontos. O Índice de Expectativas (IE) subiu 0,9 ponto para 104,9 pontos, o terceiro mês de alta consecutiva. Ambos retornam ao patamar de janeiro deste ano.

Entre os quesitos que compõem o ISA, apenas o nível de estoques subiu 7,7 pontos, para 114,4 pontos, maior nível desde março de 2021. Os indicadores para demanda total e situação atual dos negócios caíram ambos 3,2 pontos, para 110,4 e 109,3 pontos, respectivamente. Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu 0,7 ponto percentual, para 80,1%, maior valor desde novembro de 2014 (80,3%).

Mais notícias