Com carteira digital, OAB abre caminho para eleição direta e redução na anuidade

"Desenvolvida sem qualquer custo extra ela significa agilidade, economia e sustentabilidade", afirmou o presidente da entidade


O presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, apresenta a nova tecnologia (Divulgação/OAB)

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou nesta segunda-feira (10/2), após votação unânime, o cartão de identidade do advogado em formato digital.

“A advocacia passa a ter sua carteira digital. Desenvolvida sem qualquer custo extra ela significa agilidade, economia e sustentabilidade”, afirmou Felipe Santa Cruz, presidente da OAB nacional.

Segundo a OAB, o documento será emitido por meio do aplicativo “Documento Digital OAB” que já estará disponível a partir de amanhã, 11, na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android) e poderá ser baixado gratuitamente.

A nova tecnologia implicará na atualização do regulamento geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, no capítulo V, intitulado Da identidade profissional, para estabelecer a possibilidade de emissão do documento de forma digital. Não foi informado se a novidade implicará em uma redução do valor da anuidade da OAB.

Comentário Focus– A decisão da OAB em adentrar no mundo digital, quanto à virtualização da carteirinha do (a) advogado (a), foi mais do que acertada. A digitalização de documentos oficiais tem como resultado a redução do custo administrativo,  o que valerá também para a confecção da “vermelhinha”. Com essa plataforma já instalada, a entidade abre caminho para a realização da eleição direta para o Conselho Federal da OAB. Isso do ponto de vista técnico. Agora é torcer e aguardar os atos institucionais para esse fim.

Leia Mais
+ “Diretas já na OAB” e a advocacia, por Frederico Cortez