Cinco razões para fazer um diagnóstico de carreira o quanto antes. Por Bruno Cunha


Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais. Foto: Divulgação

Quando um médico realiza um diagnóstico de um paciente ele pede uma bateria de exames, verifica a pressão, os batimentos cardíacos, coleta informações sobre o histórico, enfim, observa minuciosamente várias informações para acertar o que deve ser feito, destinando os melhores remédios ou alterações no estilo de vida. Com a carreira não é diferente.

Ao atingir um determinado estágio em sua vida profissional, nada melhor do que realizar um diagnóstico para saber se são necessárias algumas mudanças, que perspectivas seguir, criando motivações para você não se acomodar. E também entusiasmo para encontrar alternativas que viabilizem os seus sonhos.

De olho em sua renovação e na constante busca pelo sucesso e realizações, vou mostrar neste artigo cinco razões para você fazer uma análise minuciosa sobre o seu atual estágio profissional.

Recolocação profissional
Se você está desempregado ou atuando com algo que não faz parte da sua formação, nada melhor do que uma recolocação profissional. No entanto, com a grande concorrência existente no mercado, conseguir participar de processos seletivos nem sempre é uma tarefa fácil.

Nesse momento, um diagnóstico de carreira contribui imensamente para você se posicionar com mais eficiência, tendo um direcionamento para voltar a se encontrar no mercado.

Com as orientações, é possível fazer um networking de peso que ajudará em conquistas jamais imaginadas, atrair vagas, maximizar seu desempenho em entrevistas e conseguir voltar ao mercado de trabalho.

Mudança de emprego
O desânimo com o emprego traz sinais bem nítidos no dia a dia corporativo. A produtividade cai e até mesmo o lado psicológico é afetado. Por isso, nada melhor do que um diagnóstico de carreira para você ir atrás de um novo emprego, mesmo que esteja trabalhando.

Com o auxílio de um profissional especializado na área, é possível refletir se é o momento para sair ou ficar na empresa atual, entender como seu perfil é visto pelo mercado, ter acesso a vagas que se encaixam em seu momento profissional, inclusive com dicas para melhoria do currículo, enfim, é um verdadeiro upgrade na busca por uma nova vaga, sem a necessidade de ficar desempregado, ou seja, um ação pró ativa frente a carreira.

Além disso, é bem difícil conciliar o tempo quando se trabalha para buscar um novo emprego. Por isso, um consultor de carreira pode te ajudar imensamente nessa hora.

Busca por uma nova área
Muita gente decide mudar de área profissional depois dos 40 anos ou após alguma frustração. Independentemente de qual estágio você esteja, sempre é válido realizar um diagnóstico de carreira para buscar as melhores opções de mudanças na sua vida profissional.

Muitas vezes, alguns conhecimentos obtidos no passado ajudam na busca por uma nova profissão. Por exemplo, um administrador pode optar pela abertura de um negócio próprio ou um chef de cozinha decidir ser consultor, docente ou palestrante.

São escolhas importantes que têm mais chances de darem certo se houver um direcionamento por parte de um assessor de carreira que tem experiência na condução de novos horizontes dentro das inúmeras possibilidades existentes no mercado.

Maior desenvolvimento
Sabe quando você se sente estagnado na profissão, com o dia a dia mecanizado? Ou sem uma perspectiva de estudo? Muitas vezes são reflexo da falta de um autodesenvolvimento de carreira, o que pode ser revisto por meio de um diagnóstico.

Ao analisar profundamente as causas e consequências da sua trajetória e de tudo o que foi feito até hoje, é possível traçar novas metas para você sair da zona de conforto, encontrando novos estímulos para crescer em sua profissão.

Trata-se de um exercício fundamental que está diretamente ligado com o sucesso. E tudo fica mais fácil e rápido por meio do auxílio de uma assessoria de carreira.

Melhoria salarial
Ganhar bem é um dos principais estímulos na rotina corporativa. No entanto, muita gente capacitada não está satisfeita com a remuneração mensal ou anual. Para mudar essa situação, nada melhor do que um diagnóstico de carreira.

Com as sessões, certamente você encontrará meios para conseguir obter um aumento ou fará as escolhas certas para criar metas a curto, médio e longo prazos que reflitam nessa conquista.

Mas para que tudo se torne realidade, é necessário muito esforço e atitudes corretas, com eficiência e aproveitamento do tempo. Portanto, eis mais um motivo para você contratar um serviço de assessoria de carreira. Assim, certamente os resultados trarão mais empolgação e novos sentidos para a sua vida profissional.

Portanto, investir na gestão de carreira é uma forma de tornar possível o crescimento profissional, sendo este, inclusive, um fator motivador. Nesse contexto, o diagnóstico de carreira pode ser uma ferramenta indispensável para a gestão dessa jornada já que com ela se pode estabelecer os cuidados necessários à saúde profissional a curto, médio ou longo prazo. Clique aqui e saiba mais!