Centro Vida, em Aracati, vai promover inclusão social por meio da cultura e do esporte

Ofertando inicialmente 1.453 vagas distribuídas em 50 atividades, o equipamento é o maior do gênero na região do Vale do Jaguaribe e terá inovações como as duas primeiras quadras de tênis públicas do Ceará


Centro Vida, em Aracati. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Complexo conta com vários equipamentos esportivos e espaços de aprendizado; programação será gratuita e voltada para todos os moradores de Aracati

O Centro Vida, um complexo dedicado à inclusão social por meio da prática esportiva e do desenvolvimento de linguagens artísticas, foi inaugurado em Aracati nesta sexta-feira.

Ofertando inicialmente 1.453 vagas distribuídas em 50 atividades, o equipamento é o maior do gênero na região do Vale do Jaguaribe e terá inovações como as duas primeiras quadras de tênis públicas do Ceará. Além disso, é o marco da recuperação urbanística de uma das áreas mais degradadas do município, o bairro Maloca.

Ao todo, são quase 12 mil m² de área total, entre areninha, quadra poliesportiva coberta, quadra de basquete 3×3, skate park, anfiteatro, playground, academia, bosque, quadras de tênis em saibro e vestiários feminino e masculino; além de prédio principal para atividades pedagógicas, com recepção, sala de informática, sala de dança/teatro, sala de artes/música, banheiros, salas de direção e supervisão, almoxarifado e cantina.

Será “um grandioso equipamento de inclusão social pela cultura, educação, esporte e lazer”, resume Bismarck, idealizador do complexo. A programação é inteiramente gratuita e mantida com recursos e equipamentos próprios, já adquiridos pela Prefeitura do Aracati.

A ideia do Centro Vida nasceu da necessidade de promover uma transformação social e urbanística na área mais conflituosa e carente de serviços de Aracati, explica o gestor. A região da Maloca sofria, constantemente, com alagamentos, falta de energia elétrica, acesso precário e insegurança, além da ausência de equipamentos públicos e de opções de lazer para a juventude.

O processo de transformação da Maloca começou antes da construção do Centro Vida, com melhorias como drenagem, novos acessos, pavimentação e iluminação em LED. Também foi dada preferência a moradores da região para o quadro de colaboradores.