Cearense Ibyte aposta no e-commerce, cresce 285% e vê lojas físicas como pontos de apoio aos clientes

Companhia apostou nas vendas on-line, mas não abriu mão das unidades físicas. Pelo contrário: mudou a configuração dos estabelecimentos para receber os clientes com segurança


Cearense Ibyte. Foto: Divulgação

Átila Varela
atila@focus.jor.br

Com o retorno gradual das atividades, alguns segmentos tiveram de se adaptar para atender clientes – e manter as vendas. É o caso dos eletro-eletrônicos. A cearense Ibyte, por exemplo, apostou no e-commerce. O resultado foi o crescimento de 285%  – considerando os meses de janeiro a abril.

“Já atuamos há cinco anos com nosso comércio on-line. Vendemos para o Brasil inteiro. Infelizmente, as 42 lojas fecharam do dia para noite. Houve um baque muito grande, mas tivemos de nos preparar. Quando começaram os primeiros casos, em março montamos um comitê de crise e implantamos medidas de segurança para resguardar a saúde dos clientes e dos colaboradores”, destacou Nelson Gurgel, diretor de marketing da Ibyte.

Ainda que de maneira tímida, o gestor explica que as lojas voltarão, mas por conta da saúde pública, as unidades físicas ficarão mais como ponto de apoio para trocas. Elas, contudo, apresentam mudanças. “Mudamos o layot para que o cliente fique menos tempo, mas com maior segurança. Por exemplo, seguimos com a higienização dos espaços e aumentamos também o espaçamento entre os produtos”, pontua. Uma outra aposta que permanecerá em alta no pós-pandemia é o chamado delivery via WhatsApp.

Sobre uma possível reconfiguração de tamanho, Nelson não acredita que as lojas passarão por alterações no pós-pandemia. “Não haverá necessidade. Vamos observar a volta do mercado para tomarmos qualquer decisão”, esclarece.

Outro reflexo da eficiência da empresa é o cumprimento dos prazos para quem compra via web. No sentido da entrega, 97% dos itens adquiridos chegam pontualmente (e até antes da data prevista para entrega). “Os outros 3% são referentes a um problema, como por exemplo, o caminhão que furou o pneu ou o cliente não estava para receber a mercadoria. Buscamos atingir os 100% sempre”, declarou.

Treinamento
Os clientes estão mais “sabidos”. Com análises e pesquisas mais aprofundadas, já escolhem o produto sem a necessidade de um consultor. Para evitar que um vendedor seja “pego” de surpresa, a empresa segue o protocolo de treinamentos. “Temos treinamentos com o próprio fornecedor do produto. Mantemos a TV Ibyte, que é um canal interno onde todos os conteúdos voltados ao colaborador podem ser acessados”, avalia.

Quem é a Ibyte
A Ibyte é uma rede de varejo especializada em eletroeletrônicos, tecnologia e serviços de assistência técnica com 42 unidades em todo o Brasil, contemplando mais de 3.500 produtos entre smartphones, TVs, notebooks, desktops, impressoras, áudio & vídeo, acessórios e serviços. Também atua no e-commerce (ibyte.com.br), com entrega de produtos para todo o país e atendimento por meio de WhatsApp ou telefone pelo número 4020.5000 (número único para todo o Brasil).