Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ceará mira investimentos em energias renováveis com Atlas Eólico e Solar

Foto: Pixabay

Átila Varela
atila@focus.jor.br

Após 19 anos, o Atlas Eólico e Solar do Ceará enfim será lançado. A primeira versão do documento, datada  de 2000, trazia apenas informações sobre os ventos do Estado. Agora, a publicação será “híbrida”.
A ideia é pautar os investidores interessados em aplicar recursos na construção de parques voltados à produção de energia limpa. O lançamento ocorrerá no próximo dia 22, na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
Em maio, durante a feira Brazil Windpower, o Ceará apresentou alguns números importantes. De acordo com o documento, o Estado tem potencial onshore (na costa) de 94 GW de energia. No caso da geração offshore (afastado da costa), esse valor passa para 117 GW – com plataforma adentrado até 50 quilômetros do litoral e com profundidade de, no máximo, 20 metros. Com a atualização, as capacidades onshore e offshore subiram 53% e 62% se comparado com a medição do Atlas de 2000.
Ao todo, o Ceará será dividido em três grandes áreas, com destaque no litoral para a eólica (incluindo apenas as perspectivas de novos empreendimentos) e no Interior para a solar.
O documento foi feito com base na parceria entre a Fiec, Sebrae e Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). Será publicado em inglês e português para facilitar a análise de investimentos. Terá versão on-line (site) e suporte para smartphones (versão Android).

Mais notícias