Com 27,4% da produção de calçados do País, Ceará segue na dianteira no ranking nacional


Calçados
Calçados. Foto: Pixabay

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Ceará concentra 27,4% da produção de calçados do País, o que o torna primeiro colocado no ranking nacional. É o que aponta o Relatório Setorial da Indústria de Calçados do Brasil, da Abicalçados. O Estado, até o ano passado, detinha 26,1% do segmento. Em segundo lugar aparece o Rio Grande do Sul, com 20,1%. Na terceira colocação está a Paraíba, com 15,8%, que desbancou Minas Gerais ( 15,3%).

“O Ceará importante cluster de produção de calçados. No ano passado, as fábricas cearenses produziram 259 milhões de pares – 27% do total brasileiro, de 944 milhões de pares. De lá foram exportados 41 milhões de pares de calçados, 41% do total embarcado para o exterior (113 milhões de pares)”, declarou a entidade na publicação.

Sobral ainda é o maior polo calçadista do País, assim como detém 60,4% de tudo o que o Ceará produz. De lá partiram 156,5 milhões de pares. Em segundo lugar está Campina Grande, com 144,4 milhões de pares produzidos. “Na região Sul do País, os estados de Santa Catarina e, em especial, o Rio Grande do Sul são importantes produtores de calçados. Neste último, distingue-se o polo do Vale do Rio dos Sinos (41,6% da produção do Estado, 79 milhões de pares)”, ressalta a Abicalçados.

Mas em termos de exportações, o Rio Grande do Sul segue na dianteira. No ano de 2018 foram enviados ao exterior US$ 428,2 milhões em produtos. Já o Ceará vendeu R$ 248,8 milhões.