Search
Search
Close this search box.

Ceará compra R$ 97 milhões em testes para diagnóstico da COVID-19 e EPIs da China

Coronavírus
Coronavírus. Foto: Tumisu por Pixabay

Átila Varela
atila@focus.jor.br

Primeiro no Focus. O Governo do Ceará vai comprar R$ 97 milhões em testes de diagnóstico da COVID-19 e equipamentos de segurança da China. A empresa responsável será a China Meheco Corporation. O Estado, inclusive, assinou no ano passado (no mês de abril), acordo de desenvolvimento de tecnologia em saúde com o Grupo Meheco.

“Além disso, foi verificado que a elevada procura por esses equipamentos no mundo inteiro resultou na escassez, conforme comprovações acostadas ao processo de aquisição, de modo que apenas um fornecedor é capaz de atender às necessidades da Sesa (Secretaria de Saúde do Estado), tanto para as quantidades a serem adquiridas quanto para atendimento do prazo de entrega imediato”, declarou o Governo estadual.

Dentre os itens estão 700 respiradores. “Isso deve chegar na próxima semana”, declarou o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto. Estão previstos 350 mil novos testes para diagnóstico da COVID-19.  A perspectiva é que cheguem até o dia 10 de abril. “Os testes serão utilizados em casos graves, em pacientes internados, em profissionais de saúde e de segurança para excluir o diagnóstico”, afirma.

A aquisição foi feita na modalidade direta com dispensa de licitação em razão da urgência de identificar os infectados pela pandemia COVID-19 e para a compra de EPI para médicos e demais profissionais da saúde.

Vale lembrar que o Ceará receberá do Ministério da Saúde 18 mil testes rápidos de coronavírus, além de outros 2.280 testes de biologia molecular (RT-PCR).

Meheco
A Meheco é uma estatal chinesa que se dedica no setor da indústria farmacêutica. A empresa fornece serviços comerciais para clientes no campo farmacêutico e químico, cobrindo APIs, preparações, produtos biológicos e derivados de sangue etc. Dedica-se também ao serviço integrado de equipamentos médicos.

Leia Mais
+Estudo novo e mais amplo reforça ação promissora da hidroxicloroquina sobre a Covid-19
+Henrique Mandetta recomenda máscaras de pano como proteção ao coronavírus
+IBGE vai passar a monitorar registros de covid-19
+COVID-19: Entrega da declaração do Imposto de Renda adiada para 30 de junho
+Nova ação da prefeitura de Fortaleza garante benefício alimentar para 341 mil famílias
+No reino do Dr.Raoult, só há uma morte entre 1.524 pacientes de coronavírus

Mais notícias