Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

CDH do Senado aprova PL que obriga preso a ressarcir os gastos com prisão

A senadora Soraya Thronicke é autora do substitutivo ao PLS 580/2015 aprovado na Comissão de Direitos Humanos. Foto: Senado Federal

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 14, projeto de lei que obriga o preso ressarcir os gastos do Estado com sua manutenção. A matéria (PLS 580/2015), de autoria do ex-senador Waldemir Moka, altera a Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984).
Na CDH, a proposta recebeu voto favorável, em forma de substitutivo, da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). Ela acatou emenda sugerida no Plenário pelo senador Humberto Costa (PT-PE), para tratar da situação do preso provisório. A senadora concordou com a visão de que a ausência de uma sentença definitiva deve impedir os ressarcimentos. Nesses casos, as quantias recebidas pelo Estado serão depositadas judicialmente, e deverão ser revertidas para o pagamento das despesas de manutenção somente no caso de condenação final. Em caso de absolvição, os valores depositados serão devolvidos ao preso.
Soraya introduziu um teto no desconto das despesas com a manutenção do preso, caso ele não tenha condições de arcar com todos os custos. Nestas situações, o abatimento será fixado em até um quarto da remuneração recebida por ele. Também buscando atender detentos sem condições financeiras, a senadora sugere a suspensão da exigibilidade do débito por até cinco anos, aguardando uma eventual modificação da condição econômica do devedor, extinguindo-se a obrigação após este prazo.
 

Mais notícias