2W Energia vai instalar parque eólico de 260 MW em Aracati; investimento ultrapassa R$ 1 bilhão

A expectativa é de a estruturação financeira do empreendimento seja apresentada até o meio deste ano. E que a energia gerada seja comercializada no Ambiente de Contratação Livre (ACL)


Turbinas eólicas
Turbinas eólicas. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A empresa 2W Energia, de Florianópolis, planeja construir uma usina eólica em Aracati com 260 MW de potência instalada. O investimento é estimado em R$ 1,1 bilhão

A expectativa é de a estruturação financeira do empreendimento seja apresentada até o meio deste ano. E que a energia gerada seja comercializada no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

“Nosso objetivo é vender energia dos nossos parques para esse varejo, quem vai migrar e quem está [no ACL] e quer segurança em um projeto de energia livre”, disse o CEO da 2W, Claudio Ribeiro, ao portal Canal Energia.

A empresa também irá investir em um parque eólico no Rio Grande do Norte com 138 MW de potência. Ribeiro espera que o resultado da 2W dobre na comparação com 2020, impulsionado pelo varejo e o crescimento no número dos agentes.

Os empreendimentos da companhia estão localizados no Nordeste, prioritariamente no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará, estados que em conjunto tem uma geração eólica de 11.437 MW (72% da capacidade instalada eólica no Brasil) e geração solar de 1.151 MW (38% da capacidade instalada solar no Brasil).