Fase 3 da retomada em Fortaleza libera atividades em áreas públicas e, em 10 de julho, transporte intermunicipal volta a funcionar

Barracas de praia continuam fechados. Restaurantes e bares mantêm regime de funcionamento somente até às 16 horas. Também não há mudanças para shoppings. Cariri permanece em isolamento social rígido.


Camilo e RC. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram que Fortaleza passará para fase 3 do plano de retomada das atividades sociais e econômicas a partir de amanhã, 6. Segue a maioria das restrições, mas o novo decreto vai flexibilizar o uso dos espaços públicos, como faixas de praia, calçadões e praças, para atividades físicas e passeios. A novidade de maior impacto é a volta do funcionamento do sistema de transporte intermunicipal.

“Algumas atividades estavam planejadas. Mas não abrirão bares, restaurantes e barracas de praia”, destacou o governador. Restaurantes permanecerão funcionando apenas durante o dia. “A decisão do Comitê de Saúde foi de avaliar mais detalhadamente nos próximos dias os impactos da abertura desses estabelecimentos nesta fase”, completou Camilo.

O prefeito de Fortaleza informa que a passagem de fase se deve à melhoria constante da redução do número de casos e óbitos. “Isso gerou mais disponibilidade de leitos, tanto de UTI quanto de enfermaria”, destacou. Ressalte-se que praias, calçadões e demais espaços públicos ficam liberados para atividades individuais, sem aglomeração.

Na sequência do informa, o governador detalhou que a Região Metropolitana de Fortaleza passa para a fase 2 do plano de retomada. Já a macrorregião do Sertão Central e Litoral Leste (Jaguaribe) segue da etapa de transição para fase 1.

“A região Norte continua em fase de transição. Sobral e Tianguá ficam pelo menos mais uma semana”, ressaltou o petista. No Cariri, permanece o isolamento social rígido nas cidades de Iguatu, Juazeiro, Crato, Barbalha e Brejo Santo.

Outra importante informação: o transporte intermunicipal voltará a operar no dia 10 de julho. “Será obrigatório o uso da máscara, além da proibição de aglomerações”, ressaltou Camilo.

Leia Mais
+Veja o que muda com a fase 3 da retomada das atividades em Fortaleza
+Abrasel Ceará fala em “surpresa” e falta de “bom senso” após Camilo não liberar bares e barracas de praia na fase 3