Câmara permite audiência sobre taxa de postes para provedores

O tema do encontro é a cobrança por parte da distribuidora de energial Enel de uma tarifa de até R$ 70 por poste dos provedores de internet


Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados aprovou hoje, nesta quarta-feira, 23, a proposta do deputado federal cearense Danilo Forte (União) para a realização de uma audiência pública sobre a cobrança de uma taxa pelo uso dos postes de energia pelos provedores de internet.

O tema do encontro é a cobrança por parte da distribuidora de energial Enel de uma tarifa de até R$ 70 por poste dos provedores de internet. Os pequenos provedores, aqueles responsáveis por quase 80% dos acessos de banda larga do Ceará, segundo dados divulgados em junho de 2021 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostram que isso pode levar a um aumento de custos.

“Imaginem uma cidade vivendo sem internet, os bairros periféricos de Fortaleza sem internet. Porque este é o cenário no qual chegamos”, disse Forte. A audiência pública ainda terá sua data divulgada. A expectativa é de que, além da representação da Enel no Ceará, compareçam também representantes da Anatel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).