Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Cade irá investigar suposto abuso da Petrobras no mercado de refino

Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou a instauração de inquérito administrativo contra a Petrobras para apurar suposto abuso de posição dominante no mercado nacional de refino de petróleo, explorado quase integralmente pela estatal.
A decisão foi proferida na sessão de julgamento ontem, 5, por meio de despacho do presidente do Cade, Alexandre Barreto. A Petrobras detém 98% de participação no segmento e há poucas alternativas à estatal para o refino de petróleo
A determinação para abrir a investigação tem como base nota técnica elaborada pelo Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Cade, no âmbito de grupo de trabalho instituído com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“Compete ao Cade fazer um controle preventivo exatamente para evitar que os agentes do mercado abusem do poder que eventualmente eles detenham. No mesmo sentido, no âmbito repressivo, é válido também uma reflexão sobre as estruturas dos mercados, especialmente se, nos casos extremos, e condicionado à ocorrência de ilícito, seja socialmente desejável uma intervenção estrutural da autoridade concorrencial”, explicou o Barreto.
 
 

Mais notícias