Cabeto: maior número de casos confirmados está ligado ao maior número de testes

Governo pretende ampliar a capacidade atual para chegar a mil teste por dia até o fim da semana que vem, de acordo com o secretário da Saúde


Ludovica Duarte
luduarte@focus.jor.br

O Secretário de Saúde, Dr. Cabeto, afirmou que o Ceará tem apresentado maior número de casos confirmados porque está entre os Estados que mais realizam testes. Em coletiva de imprensa remota, realizada no início da noite desta segunda-feira, 6, o secretário apresentou as estratégias do governo estadual de enfrentamento à crise, destacando entre outros pontos a continuidade do isolamento social como forma eficaz de combate à COVID-19.

“Estamos em um cenário epidemiológico completamente diferente de uma semana atrás, com 20% dos municípios com casos confirmados”, explica o secretário estadual sobre a nova fase do processo epidemiológico. Até o momento, 35 municípios cearenses confirmaram pacientes infectados com COVID-19, um total de 1023 casos com testes positivos.

Na última semana, houve um significante evolução da contaminação para regiões mais populosas o que exige, segundo o secretário, tanto o fortalecimento das estruturas de saúde, quanto o cumprimento do isolamento social para diminuir a incidência no número de casos.

“O Ceará tem uma política muito clara que vai acompanhar de forma científica e didática o acesso a detalhes, como os critérios de mortalidade, para que a sociedade tome consciência da necessidade de prevenção”, disse Cabeto. O Secretário enfatizou a necessidade de continuar com o isolamento social e parabenizou a sociedade cearense que tem respeitado a decisão governamental nesta primeira fase da crise.

Questionado sobre a possibilidade do Ceará ser o primeiro Estado a atingir o pico de infecção, o secretário explicou que “é necessário comparar o nível de testagens dos outros Estados”. Adiantou que, em conversas com outros secretários estaduais, o número de testagem de outros Estados é bem menor do que o Ceará.  Porém, não citou números absolutos em comparação com os demais Estados.

De acordo com Dr. Cabeto, o Ceará tem apresentado maior número de casos confirmados porque testa mais. Atualmente, o Estado realiza 400 testes com pesquisa viral direta por dia e deve chegar a mil teste por dia até o fim da semana que vem, de acordo com o secretário da Saúde.

Até o momento, foram realizados 6422 exames; 3684 são os casos suspeitos.

Leia Mais
+Lote com 700 respiradores chega ao Ceará até o fim do mês, afirma Dr. Cabeto
+Camilo fala em dificuldades para adquirir insumos e equipamentos médicos do exterior
+EUA negam compra de insumos de emergência da China destinado ao Brasil
+Ceará tem pedido de 200 respiradores cancelados por empresa chinesa; materiais estão nos EUA
+Ceará compra R$ 97 milhões em testes para diagnóstico da COVID-19 e EPIs da China