Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Brasil vê risco de surtos de gripe e outras doenças devido ao menos índice de vacinação

Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Além da influenza, que assola o os estados brasileiros, infectologistas veem a possibilidade de novos surtos de outras doenças como sarampo, difteria e catapora.

Transmitida pela Aedes Aegypti, a dengue, zika e chikungunya também preocupam os profissionais —além de sobrecarregar hospitais, essas doenças provocam sintomas que podem se confundir com os da covid, dificultando o diagnóstico.

As informações são do Uol.

Influenza
Ana Frota, médica infectologista do Instituto Pediátrico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), diz que um surto de influenza já era previsto para 2022 em razão da baixa cobertura vacinal registrada contra a gripe desde o ano passado.

Ela avalia que a transmissão foi antecipada e que, apesar de o atual imunizante oferecido não concentrar o tipo Darwin, a vacina é muito importante para prevenir os sintomas.

“Realmente a cepa [H3N2 Darwin] não está concentrada na vacina aplicada neste ano, mas a gente sabe que ocorre uma reação cruzada e por isso é muito importante a vacinação. A cepa que circula está prevista para ser incluída no ano que vem”, explicou.

Sarampo
Médicos também temem a possibilidade de surtos de infecções como sarampo, catapora e outras doenças para as quais já há imunizantes nos postos de saúde.

A preocupação ocorre pelo mesmo motivo da influenza: a redução da cobertura vacinal durante a pandemia do coronavírus, quando a demanda por essas vacinas foi menor, e a flexibilização das medidas restritivas contra a covid-19.

Mais notícias