Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Brasil perdeu mais com década de 2010 do que com anos 1980, diz CNC

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A década de 2010 causou mais prejuízos ao país do que a de 1980, conhecida como a Década Perdida. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 18, por meio do estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com a pesquisa, que compara indicadores dos dois períodos, a recessão de 2015-2016 impactou a economia com efeitos ainda mais adversos do que nos anos 1980, causando uma recuperação lenta, com reflexos no mercado de trabalho e na concentração de renda.

“Ambas as décadas tiveram impacto contundente nas empresas e trabalhadores, como o aumento do desemprego e a ampliação da má distribuição e concentração de riqueza, ocasionando uma piora significativa nas condições de vida dos brasileiros”, afirmou, em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Com base nas informações do estudo, em relação à evolução do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil cresceu 33,3%, à taxa média anual de 2,9%, no intervalo de 10 anos, iniciados em 1980. Já no mesmo período a partir de 2010, observou-se crescimento abaixo da metade, acumulado em 14,1%, com média anual de 1,3%.

Com Agência Brasil

Mais notícias