Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Paraguai firmam livre comércio de automóveis

O ministro da Economia Paulo Guedes. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Karlos Aires
focus@focus.jor.br
Brasil e Paraguai firmaram entendimentos políticos que permitirão o avanço das negociações do acordo automotivo entre os dois países. Na última sexta-feira, 6, em Bento Gonçalves (RS), o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, e a ministra da Indústria e Comércio do Paraguai, Liz Cramer acertaram pontos importantes da parceria.
“Entre as linhas principais que deverão constar do futuro Acordo Automotivo bilateral, estabeleceu-se que Brasil e Paraguai concederão mutuamente, como regra geral, livre comércio imediato para produtos automotivos”, disse o Ministério da Economia por meio de nota. O livre comércio deve ser atingido para ambos até 2023.
O Paraguai se comprometeu a isentar os produtos automotivos originários do Brasil da cobrança de taxas consulares, a partir do oitavo ano da entrada em vigor do futuro acordo. Além disso, como regra de origem geral para veículos, definiu-se que o Índice de Conteúdo Regional (ICR) a ser cumprido por ambas as partes será de 50%.
Segundo o ministério, foi estabelecido que cada parte continuará a aplicar suas tarifas nacionais atualmente vigentes, até que se implemente, no âmbito do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), a aplicação da Tarifa Externa Comum (TEC) para os produtos do setor. Ademais, estabeleceu-se uma quota gradual que chegará a 3 mil unidades anuais de veículos em 3 anos, desde que cumpram com um ICR de 35% ao final do período.
Com Agência Brasil

Mais notícias