Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Boa notícia: Fortaleza reduz em 95% média móvel de casos de COVID-19

Foto: Nivia Uchoa/Governo do Ceará.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Fortaleza tem apresentado bons índices de redução de casos de COVID-19. É o que informa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em seu Informe Epidemiológico.

Segundo o boletim, a média móvel medida ontem, 10, era de 35 casos. O número é menor do que o registrado duas semanas atrás, apresentando uma redução de 63%. No pico da transmissão, a SMS destaca o volume de 820 casos. Resultado: queda aproximada de 95%.

“O intervalo temporal de maior mortalidade deste ciclo epidêmico, se considerarmos a média móvel, compreende um período de aproximadamente vinte dias (3 de maio a 23 de maio), quando a média sempre esteve acima de 80 mortes. A redução da média móvel de óbitos dos últimos sete dias (5,7) foi de 58% em comparação à média obtida duas semanas atrás (13,6). Se compararmos os dados de hoje com a máxima média móvel da curva, obtida no pico da série temporal, a redução foi de 94%”, pontua a SMS.

A secretaria credita a queda a fatores como o isolamento social em Fortaleza. “Teoricamente, interrupção ou reversão da tendência de declínio de casos e óbitos ainda poderá ocorrer por fatores externos, como àqueles relacionados às variações das Taxas de isolamento social”, explica.

A análise já poderia capturar parcialmente eventuais efeitos da fase de transição (1º a 7 de junho ), da fase 1 (8 a 21 de junho) e da fase 2 (22 junho a 4 de julho) do Protocolo de Flexibilização das Atividades proposto pelo Governo do Estado. Até o momento, no entanto, não evidenciamos mudanças importantes nas tendências epidemiológicas que pudessem ser associadas às referidas etapas”, comenta a SMS.

Acesse o boletim da SMS em: https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/boletim-epidemiologico.html.

Mais notícias