Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

BNB tem a ouvidoria com melhor índice no ranking do Banco Central

Fachada da agência de Russas. Foto: Banco do Nordeste (BNB)

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O Banco do Nordeste foi a instituição financeira com o maior índice de qualidade entre as ouvidorias dos bancos do País. A informação consta no ranking de Qualidade Ouvidorias divulgado pelo Banco Central (BC). Os números são referentes ao terceiro trimestre de 2019.
O BNB atingiu nota 5, o maior índice estabelecido pelo BC. Na sequência figuram Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A (4,81); Votorantim (4,31); Caixa Econômica (4,24); OMNI (4,10); Banco CSF (3,97); Itaú (3,88), Santander (3,61). O ranking completo pode ser acessado no site do Banco Central. Atualmente o BNB possui mais de 7 milhões de clientes.
Para formatar a lista, é utilizado Índice de Qualidade de Ouvidorias, formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central. O regulamento traz que as instituições aptas a terem o indicador calculado são os bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos cooperativos, bancos de investimento, filiais de bancos comerciais estrangeiros, caixas econômicas, e sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI). O levantamento ocorre trimestralmente.
Contudo, para compor o índice é necessário avaliar a efetiva atuação das ouvidorias dessas instituições. Assim, o indicador de qualidade só é calculado para instituições ou conglomerados que possuem, no período de referência, no mínimo, quinze reclamações registradas no Banco Central e quinze respostas apresentadas pela ouvidoria.

Mais notícias