Blog do Resenhador

por Leopoldo Cavalcante
Veja todos os artigos do autor

Todas as cores e vertentes de autoritarismos em 33 Contos Brutos


Autoritário (adj.) – Que se impõe pela autoridade que tem ou julga ter.

Um autoritário é um caga-regras com poder. Econômico, cultural etc. Pode vir na figura de um político que aplica leis impeditivas a um determinado grupo social ou num editor que impede a publicação de um livro violento contra alguma minoria. Às vezes descreve um ambiente castrador às paixões, outra a uma família presa em dogmas. Pode ser também uma regra tácita que nos rege sem percebemos. Nos casos menos criativos, aparece como um totalitarismo.

Em 2019, dois temas recorrentes são autoritarismo e distopias. Um cara como Michel de Certeau colocava o trabalho do historiador dentro de uma lógica social. Tudo que produziam tendia a conversar com o tempo em que viviam. É um mito aquilo de que os temas são livres e independentes. Indivíduos vivem dentro de uma sociedade, afinal de contas. E os temas retratados por essa sociedade – mesmo que olhando para o passado – é influenciado pelo presente.

Seguindo as leis da gravidade, um corpo massivo tende a puxar o seu arredor pela força exercida de seu núcleo. Se os corpos menores – escritoras, sociólogos, historiadores – vão até um assunto, algo os incentiva. Em coleções temáticas, algo os incita. E as diferentes visões sobre o fenômeno geram boas coletâneas.

Nesses textos, diferentes visões sobre o autoritarismo – algumas expostas no primeiro parágrafo – são tratadas com a sensibilidade ou brutalidade que cada autor tem com o tema e seus subnúcleos.

Como toda coleção, umas ficções são boas, outras nem tanto. Mas como retrato de uma época, cada um deixa subentendido os espectros que rondam o século XXI.

Espero que textos sobre autoritarismo deixem de ser relevantes em um futuro próximo. Mas, se ainda cantamos músicas de protesto de 1970, não acho que será tão cedo a nossa emancipação.

Ficha técnica:
Livro: Contos brutos, 33 textos sobre autoritarismo
Autor: Diversos autores
Organização: Anita Deak
Editora: Reformatório
Ano de lançamento: 2019
Link para a editora.