Blog do Resenhador

por Leopoldo Cavalcante
Veja todos os artigos do autor

Pianista e regente Leandro Oliveira escreve para aproximar todos à música clássica

Falando de música


Acompanho o trabalho do Leandro há pouco tempo. Talvez um ano. Li textos esparsos e muito engenhosos sobre músicos e a situação das sinfônicas e filarmônicas no Estado da Arte. Quando soube – um daqueles acasos da vida – desse livro, já coloquei na listinha de pré-venda. Sentia, com alguma ingenuidade, que iria encontrar o mesmo texto humanista e agregador que conheci em outros carnavais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É a humanidade que distingue esse livro de qualquer outro compêndio sobre música clássica. Ele nunca esquece que entre a música e o palco, há o público. Ignorar os impasses inventados por críticos pedantes não é uma opção. É preciso abordá-los um por um, entendendo de onde eles vieram. Quebrar conceitos que mais atrapalham o acesso dos neófitos do que valorizam o gozo dos convertidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando: é um livro para leigos e ouvintes médios. O trabalho aqui é estender a mão para uma área que se esforçou em cortar relações, enclausurando-se em elitismos anacrônicos. Considerando só esse sentido, é um trabalho fenomenal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além de uma introdução, o leitor conhece o autor. Suas empreitadas na música clássica, seus gostos e seus dramas. Uma das passagens mais gráficas dessa humanidade está na lembrança de Leandro sobre a primeira vez em que ouviu a Nona Sinfonia de Beethoven pela televisão:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“O tenor [James Wagner], negro como minha mãe, meus avós e meus tios, e com um modo de cantar em que já pude identificar um gingado incomum para Beethoven, me fez crer ser possível ter uma carreira na música clássica.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro inteiro é uma tentativa de reproduzir essa sensação de possibilidade. Que, independentemente das falsas barreiras socioeconômicas, a música clássica pode ser desfrutada por qualquer um. Mas que ouvi-la não torna ninguém melhor – ou pior. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os humanos serão sempre humanos, com ou sem Schubert no coração.

Sobre o livro:

TÍTULO Falando de música
AUTOR Leandro Oliveira
EDITORA Todavia

PÁGINAS 128
ANO DE LANÇAMENTO 2020