Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Australiana Enegix assina memorando para realização de estudo de viabilidade de usina de hidrogênio verde no Pecém

Hidrogênio verde. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A australiana Enegix Energy, que pretende construir uma usina de hidrogênio no Ceará, assinou um memorando de entendimento com a americana Black & Veatch para concluir o estudo de viabilidade da planta.

O investimento previsto no empreendimento é de US$ 5,4 bilhões, permitindo uma produção anual de mais de 600 mil toneladas de “hidrogênio verde” a partir de 2025.

Segundo comunicado divulgado nesta semana, o acordo com a empresa de engenharia americana envolve o desenho técnico, seleção de fornecedores, planejamento de execução, estratégia logística, dentre outros aspectos.

No dia 19 de fevereiro, a companhia australiana assinou um memorando de entendimento com o Governo do Ceará pelo qual ficou reservada uma área de 500 hectares no Complexo do Pecém para o empreendimento.

Maior usina do mundo
No início do mês, Wesley Cooke, fundador e CEO da Enegix, disse que a planta do Ceará será “de de longe, a maior usina de hidrogênio do mundo”. Atualmente, a Enegix está buscando parcerias com investidores para financiar o projeto.

Durante apresentação do projeto à imprensa, Cooke disse que já foram contratados 3,4 gigawatts (GW) de energias renováveis para suprir a demanda da usina. E que a empresa vê o potencial de contratar e construir mais 100 GW no futuro.

Mais notícias