Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Atuação dos Tribunais de Contas foi tema de webinário com participação do TCE Ceará

Secretário de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Carlos Nascimento, e o jornalista Fábio Campos, editor do Focus. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

“Atuação dos Tribunais de Contas e o impacto nas políticas públicas”. Este foi o tema de webinário realizado na noite desta terça-feira, 20, iniciativa da TrendsCE em parceria com o Focus. O encontro virtual, transmitido através do Youtube, teve explanação do secretário de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Carlos Nascimento, com a moderação do jornalista Fábio Campos, editor do Focus.

Respondendo pergunta sobre os principais problemas encontrados nas auditorias, Carlos Nascimento mencionou a falta de regramento do funcionamento interno nas instituições e a forma como os recursos devem ser geridos. Como exemplo, o Secretário da Secex citou a apresentação de documentação incoerente com o produto ou serviço adquirido. “A melhor forma de gerir o dinheiro público é documentando aquilo que está sendo feito, porque durante um trabalho de auditoria é fundamental que o gestor demonstre o raciocínio percorrido para a contratação, comprovando os procedimentos realizados por meio da documentação”.

Para o moderador do debate online, foi “uma discussão que eu considero fundamental, que é o trabalho das Cortes de Contas, de fiscalização das contas dos nossos governantes. Debatemos a maneira como os contratos de licitação e as compras governamentais são executadas no Brasil e aqui no Ceará. Momento oportuno por causa do período eleitoral”, destacou Fábio Campos.

Mais notícias