Search
Search
Close this search box.

As habilidades da advocacia contemporânea, por Gladson Mota

O advogado Gladson Mota é sócio da Mota & Massler Advogados. Pós-graduado em Direito Constitucional pela UNIFOR. MBA em Direito Empresarial pela PUC-SP. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Gestão de Conflitos pela Unifor. Co-autor dos livros “Diretrizes Jurídicas dos Negócios e Principais Mercados no Brasil”, “Questões Atuais de Direito Empresarial”, “Direitos Humanos: Uma reflexão plural e emancipatória” e da coletânea “Manual do Empregador”.

Gladson Mota
Post convidado
Desde o início da minha jornada no exercício da advocacia, o mundo jurídico vem sofrendo mudanças céleres, mas inquestionavelmente a advocacia vivencia uma nova era. Na última década esperava-se da advocacia habilidades como: saber jurídico, detalhismo, senso analítico, persuasão, boa escrita, diligência e foco no cliente.
Ocorre que, diante de tantas transformações, atualmente exige-se, além das habilidades acima, outros requisitos fundamentais que irão facilitar o exercício profissional, os quais destacamos nas linhas abaixo.
A Inteligência Emocional é um relevante pressuposto para o advogado, sendo imprescindível para que este possa expressar emoções e lidar com relacionamentos interpessoais, sempre se auto motivando e encorajando outras pessoas.
A Colaboração, atributo que significa muito mais do que trabalhar em equipe, configura-se na aptidão de deixar de lado o ego e sentimentos individuais em prol da participação em uma matriz de objetivos comuns pertencente ao escritório e aos clientes.
O Gerenciamento de Projetos e de Tempo é um importante preceito, pois se faz  necessário definir o início, meio e fim de um processo, mapeando eventos e orçamentos, de forma que sejam priorizadas as demandas urgentes em prol das de menor relevância, mas estrategicamente essenciais, sabendo delegar tarefas e usando competências eficazes para tanto.
A Familiaridade com a Tecnologia é uma realidade, pois diante de um mundo tecnológico é preciso conhecer não só o pacote office, mas aplicativos e sistemas que otimizem edições colaborativas, calendários compartilhados, obtenção de dados e gerenciamento de e-mails. Outra ferramenta de importante valia é uma comunicação eficaz, não apenas para mostrar eloquência, mas, para ouvir ativamente e responder objetivamente aos clientes e demais partes do ambiente jurídico com base nas referências culturais dos destinatários.
A Inovação Empresarial é um requisito que busca sempre melhoria nos serviços ofertados e se configura em um agente motivador de grandes oportunidades que surgem com os ventos das mudanças.
A Resiliência é uma disposição capaz de ultrapassar as adversidades que surgirão com elasticidade mental e emocional.
Por fim, importante ressaltar que o cliente avaliará seu desempenho jurídico com base em fatores que vão desde as primeiras impressões de empatia e atenção até a entrega do serviço. Portanto, advogar hoje é muito mais que uma simples estratégia processual ou análise de uma consulta. Exige do profissional uma multidisciplinariedade, um conjunto de habilidades, onde se une toda a teoria e bagagem adquirida na universidade com a prática do exercício da profissão.
Eis a nova era da advocacia!
Leia Mais
Membros da advocacia cearense assinam artigos comemorativos ao Dia do Advogado, na nova série do Focus.Jor
A advocacia disruptiva do século XXI, por Frederico Cortez
Os desafios da advocacia na Revolução 4.0, por Leonardo Vasconcelos
A Advocacia x julgamento midiático, por Leandro Vasques
Ortografia e a Justiça, por Edson Santana
Advocacia é empresa, por Uinie Caminha
A advocacia na solução de litígios, por Ítalo Bezerra

A importância das prerrogativas do Advogado, por Damiana Gonçalves
A importância da qualificação na advocacia contemporânea, por Andrei Aguiar
+ Advocacia do novo tempo, por Eugênio Vasques
+ A advocacia e o Estado Democrático de Direito, por Gustavo Lopes

+ A missão da advocacia criminal na defesa da liberdade, por Bruno Queiroz

Mais notícias