Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Arialdo: concessão do Parque Nacional de Jericoacoara depende de entendimento entre Estado e União

Dunas de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Diferente do que ocorreu com Parque Nacional de Ubajara, que foi incluído nesta semana no Programa Nacional de Desestatização (PND), o Parque Nacional de Jericoacoara, que também está nos planos de concessões do Governo Federal, deverá esperar algum tempo para ser administrado pela iniciativa privada.

Os governos Federal e do Ceará ainda não chegaram a um entendimento sobre a área do parque. Segundo o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, a área do Parque Nacional de Jericoacoara ainda pertence ao Estado do Ceará, que nunca foi indenizado pela União.

No dia 23 de fevereiro, o Ministério do Meio Ambiente lançou edital para a realização dos estudos técnicos para o processo de concessão de oito unidades de conservação federais, entre as quais estavam os parques de Jericoacoara e de Ubajara.

Ubajara
De lá para cá, porém, apenas o de Ubajara avançou. “O de Ubajara está tudo certo, agora temos que esperar o lançamento do edital para saber o que esperar”, disse Arialdo ao Focus.

O Parque Nacional de Ubajara foi incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND), juntamente com outras 8 unidades de conservação.

De acordo com o PND, o parque permanece como propriedade da União e determina que as empresas concessionárias realizem investimentos nas unidades de conservação.

Leia Mais
+Parque Nacional de Ubajara é incluído no Programa Nacional de Desestatização

Mais notícias