Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Após “motim” de clubes, Uefa anuncia novo formato de competições para temporada 2024/2025

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Uefa, entidade que trata do futebol na Europa, aprovou hoje, 19, um novo formato para as competições de clubes a partir da temporada 2024/2025.

“As alterações feitas visam garantir o futuro positivo do futebol europeu em todos os níveis e atender às necessidades de todas as partes interessadas. Confirmando inequivocamente o compromisso conjunto com o princípio da competição aberta e do mérito esportivo em todo o continente, o objetivo comum também tem sido o de sustentar ligas nacionais”, destaca a Uefa em comunicado.

O movimento da entidade se deve à formação da Superliga a ser criada por grandes clubes do continente europeu. Até o momento, são 12 equipes: Manchester City, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Inter de Milãao, Juventus e Milan.

As ligas alemã e francesa não aceitaram o formato.

Nova modelo

Levando o número total de equipes de 32 para 36 na Liga dos Campeões da Uefa, a maior mudança será uma transformação da fase de grupos tradicional para uma única fase da liga, incluindo todas as equipes participantes.

Cada clube terá agora garantidos um mínimo de 10 jogos da fase da liga contra 10 adversários diferentes (cinco jogos em casa, cinco fora) em vez dos seis jogos anteriores contra três equipes, jogados em casa e fora.

Os oito melhores times da liga se classificam automaticamente para a fase de mata-mata, enquanto os times que terminarem entre o nono e o 24º lugar irão competir em um play-off de duas mãos para garantir sua passagem para as oitavas de final da competição.

Alterações de formato semelhantes também serão aplicadas à UEFA Europa League (8 jogos na fase da liga) e Uefa Europa Conference League (6 jogos na fase da liga). Sujeito a futuras discussões e acordos, essas duas competições também podem ser expandidas para um total de 36 equipes cada na fase da liga.

A qualificação para a Uefa Champions League continuará a ser aberta e conquistada através do desempenho de uma equipa em competições nacionais.

Um dos lugares adicionais irá para o clube classificado em terceiro lugar no campeonato da federação, que ocupa a quinta posição no ranking das federações da UEFA. Outro será concedido a um campeão nacional, ampliando de quatro para cinco o número de clubes qualificados pelo chamado “Caminho dos Campeões”.

As duas últimas colocações irão para os clubes com o maior coeficiente de clubes dos últimos cinco anos que não se classificaram para a fase de grupos da Champions League, mas se classificaram para a fase de qualificação da Champions League, da Liga Europa ou da Liga Europa Conference.

Todos os jogos antes da final ainda serão disputados no meio da semana, reconhecendo a importância do calendário nacional de jogos em toda a Europa.

Mais notícias