Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Apontada como a 4ª Revolução Industrial, tecnologia 5G chega a Fortaleza em 2021

O advogado cearense Vicente Aquino é o conselheiro da Anatel que relata o edital para instalar a tecnologia 5G.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A quinta geração das redes de comunicação móveis, conhecida como tecnologia 5G, deve chegar em Fortaleza e capitais mais populosas do Brasil já no ano de 2021. O leilão de frequências está previsto para ocorrer em março de 2020. A expectativa é que essa etapa movimente R$ 20 bilhões. Desse total, R$ 10 bilhões devem ir para o caixa do governo.
Em todo o mundo, é imensa a expectativa com o 5G. Hoje, o sistema só funciona, ainda em fase de testes ou embrionária, em algumas cidades dos Estados Unidos. Na China e na Europa, ocorre o mesmo. Ou seja, o processo engatinha, mas tende a ganhar muita velocidade nos próximos dois anos.
Perguntado pelo Broadcast do Estadão acerca do impacto do 5G no cotidiano dos usuário, o conselheiro da Anatel Vicente Aquino, relator do edital no órgão regulador do setor de telecomunicações, trata a nova tecnologia como a quarta revolução industrial: “A banda larga móvel terá altíssimas velocidades. A nossa vida vai mudar completamente. Vamos ter cidades digitais. A indústria vai se modernizar, o PIB vai crescer”
Na avaliação de Vicente Aquino, que é cearense, “o serviço público, os hospitais vão ganhar muito com cirurgias que poderão ser feitas à distância, por conta da alta confiabilidade das redes. Teremos veículos autoguiados, trens, ônibus. Supermercados e clínicas conectados. O 5G vai inserir o ser humano na sociedade digital, em que tudo vai funcionar de forma interligada. Nossa história vai ser antes e depois do 5G”.

Mais notícias