Apoio de Ciro a Elmano em Caucaia mostra força de articulação do petista e respinga em Domingos e Capitão

Em sua rápida e objetiva fala, Ciro abre o vídeo dizendo que "tem amizades com praticamente todos os grupos e correntes políticas de Caucaia"


O apoio de Ciro Gomes a Elmano de Freitas (PT) na disputa pela Prefeitura de Caucaia abriu a semana de novidades políticas. E com grande impacto. Afinal, é o apoio aberto, declarado e antecipado da maior força política do Ceará à candidatura de um petista no segundo maior colégio eleitoral do Ceará e uma das jóias de nossa coroa, com seu litoral de imenso potencial e parte do território aonde está encravado o Porto do Pecém.

Em sua rápida e objetiva fala, Ciro abre o vídeo dizendo que “tem amizades com praticamente todos os grupos e correntes políticas de Caucaia”. Pode ser, pode ser! Afinal, o prefeito Naomi Amorim (PSD) é carne e unha com Domingos Filho, o chefe político do PSD que um dia fez Ciro bancar a extinção do TCM só para enfraquecer o então irrequieto conselheiro que fazia política aberta no órgão que fiscalizava contas municipais.

Cid Gomes pode ate ter reatado os laço com Domingos, mas Ciro mostra que ainda guarda reservas em relação ao ex-presidente da Assembleia.

Na sequência do vídeo, Ciro pede ao eleitor de Caucaia que olhe as propostas de Elmano de Freitas e comenta o seguinte a respeito do deputado estadual petista: “Amadureceu, tem experiência, tem as conexões, [tem] o apoio do governador Camilo Santana”. Ou seja, há uma forte articulação em torno de Elmano.

Por fim, Ciro diz que Elmano “está qualificado para salvar Caucaia de uma aventura”. Por “aventura”, leia-se a candidatura do também deputado estadual Vítor Valim (Pros), que nasceu casada com a candidatura do Capitão Wagner em Fortaleza. Sim, eis os alvos principais da fala de Ciro.

No apurado, o vídeo comprova o que já se sabia: Elmano é um ótimo articulador político, transformou sua derrota (uma quase vitória) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2012 em um grande ativo político, se elegeu deputado estadual logo na eleição seguinte, se reelegeu, conseguiu o respeito de seus pares, exerce um papel de liderança pró-Camilo e sabe conversar com todas as forças. Enfim, faz política, mas sem perder seus princípios políticos.

Elmano é o tipo de político que jamais mudaria seu domicílio eleitoral para Caucaia e entraria numa disputa pela prefeitura da cidade sem que estivesse muito bem articulado para a empreitada.

Fábio Campos

Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, onde editou a Coluna Política, entre 1996 e 2010. Foi editor do Anuário do Ceará entre 2002 e 2017. Apresentou programas de entrevistas na TV O Povo e foi comentarista nas TVs Cidade, Jangadeiro, além da rádio O Povo CBN.