ANS suspende oito planos de saúde da Unimed Norte-Nordeste

De acordo com o órgão, a ação se deve a reclamações relacionadas a cobertura assistencial


Unimed Norte-Nordeste. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu hoje, 3, a comercialização de oito planos de saúde da operadora Unimed Norte-Nordeste. De acordo com o órgão, a ação se deve a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. Vale lembrar que a Unimed Norte-Nordeste não tem relação com as cooperativas Unimed Fortaleza e/ou Unimed Ceará.

“A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidor”, pontou a ANS.Além da Unimed Norte-Nordeste, os outros três planos são da Unimed Manaus.

A proibição da venda começa a valer no dia 10 de setembro. “Ao todo, 25.722 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento”, destaca em nota o órgão.

“As operadoras objetos da suspensão, Unimed Norte-Nordeste (registro ANS nº 324213) e Unimed de Manaus Cooperativa de Trabalho Médico (registro ANS nº 31196-1), participaram do Monitoramento da Garantia de Atendimento pois tiveram os efeitos da alienação de carteira decretada pela ANS (RO nº 2530, de 06/04/2020, e RO nº 2310, de 27/06/2018) suspensos por força de decisão judicial”, finaliza a ANS.

O Focus aguarda um posicionamento das operadoras.