Ainda nem começou a quadra chuvosa e águas já chegam ao Castanhão; veja vídeo

A projeção da Funceme é de um significativo volume de chuvas para o mês na região sul do Ceará, o que aumentará o volume de água do rio Salgado, que chega ao Castanhão


Lorena Macedo
focus@focus.jor.br

Vídeo publicado na última segunda -feira, 10, pelo médico Manoel Odorico de Moraes Filho mostra a chegada das primeiras águas no açude Castanhão em janeiro, antes da quadra chuvosa.

Na narração, o professor da UFC afirma que o acontecimento é “muito especial”, pois em outras ocasiões, as águas só adentraram no açude em feveiro ou março.

“Hoje, estamos mostrando [a chegada das primeiras águas no açude] no mês de janeiro, isto é um grande alento de que, neste ano de 2022, nós teremos um bom inverno para os cearenses e principalmente para a região do Cariri”, declarou.

Mais conhecido como professor do curso de Medicina da UFC e diretor do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimentos de Medicamentos (NPDM), o médico Manoel Odorico de Moraes Filho tem como hobby a pesca esportiva e o registro em imagens das trilhas e velhos casarões das fazendas no entorno do Castanhão, no sertão central do Ceará.

Confira o vídeo: