Águas do São Francisco chegarão ao Ceará apenas em dezembro

Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, havia garantido no último dia 7 que as águas do Rio São Francisco chegariam ao Ceará no dia 30 de agosto


Foto: Governo Federal

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

As águas do rio São Francisco só chegarão ao Ceará apenas no mês de dezembro. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministerio do Desenvolvimento Regional, Mariana Prado, alguns entraves prejudicaram as obras do Eixo Norte – que inclui as obras da transposição do Velho Chico no Estado.

Para 30 de agosto, o prazo de bombeamento das águas para o reservatório de Negreiros, em Salgueiro (Pernambuco) está mantido. No entanto, Mariana explica que o Ceará deve receber quase metade de toda a vazão da transposição, estimada em 26,4 metros cúbicos por segundo.

Já o superintendente adjunto de Regulação da Agência Nacional de Águas (ANA), Patrick Thomas, reforçou que o custo de energia elétrica é a principal dor de cabeça do projeto. Ressaltando que quem vai pagar a conta da operação e manutenção da transposição sãos os Estados.