Agência reguladora do Ceará cria ferramenta de acesso à informação

A nova plataforma facilitará o acesso à informação para usuários e permissionários durante a pandemia do novo coronavírus


Hélio Winston Leitão presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) desenvolve nova plataforma unifica os serviços das áreas de Transporte Intermunicipal, Ouvidoria e Processual, para facilitar a troca de informação durante a pandemia do novo coronavírus. O objetivo do aplicativo dar acesso facilitado tanto para usuários, como também para os os permissionários.

Em contato com o Focus, Hélio Winston Leitão, presidente da entidade, disse que “a nova Central de Serviços da ARCE( Agência Reguladora do Ceará ) foi implantada para trazer uma maior proximidade entre essa agência reguladora e os usuários dos serviços públicos bem como junto aos diversos operadores regulados. A nova central tornará muito fácil para esses usuários obterem os serviços prestados pela ARCE. Onde, de forma virtual, eles poderão abrir solicitações de ouvidoria, acompanhar processos de carteira de estudante ou passe livre, o julgamento de processos de infração, emitir certidões de regularidade para os operadores de transportes, se comunicar diretamente com o presidente do órgão, dentre muitos outros serviços. Ressalte-se que a Arce já conta com o aplicativo para smartphone “Conectarce”, que também apresenta ferramentas em prol do usuário do serviço público”.  Com mais essa nova tecnologia a agência espera estreitar ainda mais seu relacionamento com os cidadãos cearenses e prestar cada vez mais um serviço de qualidade à todos, destaca Winston.

No conteúdo “Central de Serviços” do site, o usuário terá informação na área de transportes sobre os seguintes serviços: carteira macro região, extrato de infração, licença especial, linhas regulares de passageiros, notificação de infração, passe livre intermunicipal, rota das emoções e taxas avulsas. O aplicativo foi desenvolvido pela coordenadoria de informática do órgão regulador e já está disponível em seu site (Aqui).

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) é uma autarquia especial, dotada de autonomia orçamentária, financeira, funcional e administrativa. Foi criada em 30 de dezembro de 1997, através da Lei nº 12.786.  O órgão exerce a regulação dos serviços públicos prestados pela Enel Ceará (distribuidora de energia elétrica), Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), Cegás (Companhia de Gás do Ceará) e pelo Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros. A entidade também atua na mediação dos possíveis conflitos existentes entre as prestadoras dos serviços e os usuários, visando o equilíbrio entre as partes.