Afya Educacional investirá R$ 2 milhões em campus na Aldeota para pós-graduação médica

Inicialmente serão ofertados seis cursos em Fortaleza: Dermatologia, Gastrologia, Geriatria e Psiquiatria. O empreendimento ficará no Office Plaza Business Center, na Rua Vicente Linhares


Átila Varela
atila@focus.jor.br

A Afya Educacional, um dos grandes players de educação em saúde do País, vai instalar seu campus voltado para pós-graduação médica na Aldeota. O empreendimento ficará no Office Plaza Business Center, na Rua Vicente Linhares. Ao todo, são R$ 2 milhões em investimentos em uma área de 1.403 metros quadrados.

A obra já teve início no dia 2 de março e a previsão é que as salas de aula,  um total de sete, estejam funcionais em 30 de junho. Mas as aulas remotas já poderão começar no mês de maio.

“Dependendo atividade, o nosso modelo de educação continuada preza pela prática médica. Um andar pode ter um laboratório com várias especialidades e atendendo pacientes reais. Temos essa aproximação com a Secretaria de Saúde do Município, com uma visão de responsabilidade social, considerando os gargalos que a cidade precisa resolver”, destaca  diretor de Educação Continuada da empresa, André Rali. Ele explica que as especialidades podem ser pontuais, não apenas generalistas.

“Se eu chego em Fortaleza e se apresenta uma alta demanda  em Nutrologia, a nível de referência e contrarreferência do Município, precisamos transformá-la em um curso local”, pontua.

Inicialmente serão ofertados seis cursos: Dermatologia, Gastrologia, Geriatria e Psiquiatria. “Isso não quer dizer que, caso surja uma demanda de Pediatria, não abriremos”, avalia. Vale lembrar que a empresa irá ofertar os cursos por meio de sua marca, a Ipemed.

O executivo adianta que os cursos já estão com alunos matriculados. “Fomos bem assertivos em Fortaleza. É um oceano azul de oportunidades. Podemos trabalhar dentro das 55 especialidades autorizadas pela AMB (Associação Médica Brasileira) e as 120 que estão em vias de reconhecimento”, garante.

Ainda que a Afya inicie apenas as operações em maio, sendo de forma efetiva em junho, a ideia é expandir a base para o Nordeste. “É uma possibilidade. Temos uma perspectiva de expansão em municípios com mais de 500 mil habitantes”.

Com relação a Fortaleza, a métrica é seguir com crescimento de 35% ano a ano.

Unidades

No eixo Nordeste, apenas Salvador tem uma unidade da Afya para pós-graduação. Além de Fortaleza, Recife é outro polo a ser explorado pela companhia. Em outras cidades, a empresa possui mercado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Por meio da Ipemed, já foram pós-graduados 10 mil médicos.

Quem é a Afya Educacional

A Afya nasceu em 2019, fruto da fusão de diversas outras marcas do segmento de educação médica. A primeira faculdade de Medicina do grupo começou a operar há 20 anos, em 1999, no Tocantins. Em 2019, a Afya abriu capital na bolsa americana Nasdaq.

A empresa, à época, possuía 13 centros educacionais em cinco estados brasileiros. Também tem parceria com mais de 50 hospitais e clínicas, de forma que está representada em 19 cidades e em oito estados. A companhia desenvolveu sua própria metodologia focada em tecnologia para a educação médica. No total, a Afya emprega cerca de 2 mil pessoas e tem contratos de ensino com 2 mil professores, dos quais cerca de 600 são médicos.

A empresa ainda oferece, por meio de sua plataforma digital, acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.

Abaixo, algumas imagens da nossa sede da Afya em Fortaleza

Afya irá explorar sua marca Ipemed em Fortaleza. Foto: Divulgação