Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Aceno de Lula para Ciro não é o 1º, mas isso nunca terminou bem para seu ex-ministro

Ciro e Lula. Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Possíveis adversários na campanha eleitoral de 2022, Lula e Ciro volta e meia estão nos noticiários com suas respectivas declarações. Ciro, de um lado, detona o PT e o Lulopetismo. Já Lula faz questão de se manter neutro e deixa o combate para seus correlegionários – vide a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann.

Na tarde desta sexta-feira de feriadão, o petista tomou a frente e, em vez disparar sua artilharia, fez o contrário: acenou para o pedetista.

“Eu sempre disse que tenho respeito pelo Ciro Gomes. Ele foi meu ministro, temos uma história, apesar das divergências. O Ciro não precisa gostar de mim, nem eu preciso gostar dele, precisamos nos respeitar”, escreveu em seu Twitter. 

O aceno não é o primeiro do petista. Mas, de aceno em aceno, PT e PDT podem se aproximar no âmbito nacional como ocorre hoje no Ceará com Camilo e os Ferreira Gomes?  Difícil prever, afinal Ciro ao lado de Lula nunca terminou bem para o pedetista.

Ciro é gato escaldado quanto aos acenos de Lula. Já foram muitos, incluindo um inusitado convite para mudar o domicílio eleitoral de Fortaleza para São Paulo. No fim das contas, o PT sempre deixa Ciro de lado.

Em um universo distante (mas não muito), a formação de uma frente para derrotar Bolsonaro em 2022 pode sair do papel e ganhar corpo caso Lula ou Ciro disputem um eventual segundo turno com o chefe do Executivo. Ou, quem sabe?, o petismo abra mão para apoiar Ciro 22.

E a aliança, mesmo que não precisem se gostar, parece providencial. Pesquisa publicada pela Exame, em parceria com instituto especializado em opinião pública Ideia, colocou Bolsonaro à frente dos dois.

O capitão chega com 31% de intenção de votos, enquanto Lula vem atrás com 17%. Ciro, quer perde para Moro (13%), aparece com apenas 6%. É este talvez o pior resultado para Ciro Gomes nos últimos 4 anos de pesquisas.

Teremos aceno de Ciro do outro lado? 2020 ainda está muito longe. Há muita água para passar por debaixo das pontes, que ainda estão inteiras, mas carcomidas.

Mais notícias